|
[ Español ] [ Portuges ]

Consórcio Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para a Educação (ISTEC)
Series de Desenvolvimento Profissional
“Treinamento especializado para Professores, investigadores e estudantes na Ibero America"
Solicitude de Participação
1. Informação Geral Sobre as Series de Desenvolvimento Profissional
1.1 Missão
Funcionar como um veículo para compartir conhecimento, transferir tecnologia, investigação e incentivar projetos internacionais em uma variedade de disciplinas.
1.2 Descrição
A serie de Desenvolvimento Profissional, baixo a iniciativa P&D provê estudantes, professores e investigadores, acesso direto a instrução avançada que pode ser empregada ao ensino, investigação e promoção ao desenvolvimento de projetos. Estes talheres, usualmente consistem em módulos de uma semana que têm presença de 25-50 participantes regionais e internacionais contando com professores com extensa experiência nas áreas de engenharia. O ISTEC trabalha com instituições anfitriãs, patrocinadores corporativos e outras organizações para promover seminários de alto conteúdo e qualidade a um preço acessível.
Somado a isso, o ISTEC através de sua extensa rede de contatos na Ibero-America, identifica talentos locais capazes de ministrar estes cursos, em qualidade internacional e a baixo custo, criando assim um situação favorável a todas as partes.
1.3 Beneficios destas Series
Devido a crescente demanda de cursos em engenharia e a necessidade por parte da industria de contar com engenheiros capacitados em áreas tais como processamento de sinais, sistemas digitais, processadores, automação, telecomunicação entre outras áreas; O ISTEC criou estas series como um veículo para compartir conhecimento, transferir tecnologias, investigar e incentivar projetos internacionais em uma variedade de disciplinas. Os seguintes são apenas alguns dos benefícios que sua organização pode ter:
- Transferência e implementação de tecnologias que melhorem a habilidade de aplicar métodos e conhecimento para a solução em uma extensa variedade de áreas na região Ibero Americana.
- Fomentar a inovação e criatividade através de cursos/talheres não somente para o ensino, assim como também para a investigação e desenvolvimento de projetos factíveis de serem realizados na região.
- Criar oportunidades de negócios para facilitar o movimento de recursos materiais e financeiros, dirigidos a investigação e desenvolvimento, assim como a criação de laboratórios.
- Criar as condições necessária para incentivar relações de trabalho com outras universidades, governo, entidades multilaterais e sócio-industriais em nível internacional e nacional.
- Identificar áreas comuns de trabalho e investigação, e participar em atividades internacionais que minimizem a duplicação de esforços e maximize a infra-estrutura existente. Através deste esforço, também se espera incrementar o número de publicações cientificas internacionais na região.
[ Indice]
1.4 Objetivos
- Contribuir a transferência de tecnologia, educação e a atualização em novas tecnologias.
- Apresentar ferramentas “hardware e software” com potencial para solução de problemas típicos da região Ibero-Americana
- Disseminar efetivamente e promover a réplica de atividades através da disseminação das experiências adquiridas nas instituições participantes / patrocinadas
- Facilitar a continuidade e expansão dos conceitos ensinados nos cursos e talheres em eventos semelhantes futuros.
- Prover novas ferramentas de ensino, buscando o intercambio de recursos e conhecimento
- Treinar professores, os quais regressariam a suas instituições e compartilhariam o conhecimento adquirido para seu uso no ensino e na pesquisa;
- Reforçar relações universidade – industria - governo para incentivar o desenvolvimento acadêmico destas áreas de estudo
1.5 Potencial “ISTEC Leverage” com a Industria
Dependendo da temática, logística e ferramentas de desenvolvimento que se propõem para ensinar um talher, o ISTEC pode canalizar com as industrias internacionais ou outras organizações interessadas:
- Equipamentos (doações, descontos) a participantes e para formar - ampliar laboratórios na instituição anfitriã
- Esquema de transferência de tecnologias que permitam que ambos, a instituição anfitriã e os membros participantes possam ter acesso as ferramentas e equipamentos necessários para desenvolver P&D com tecnologia de ponta a preços razoáveis
- Identificar e contatar “experts” em áreas pertinentes, para complementar o conteúdo – qualidade de curso e estabelecer relações
- Apoiar com a promoção internacional, notas a imprensa e a difusão do mesmo através dos canais informativos respectivos ao ISTEC
[Indice]
2. Planejamento Local
A universidade anfitriã deverá definir e redatar uma proposta do evento que se deseja organizar. Esta proposta deverá incluir as necessidades, metas e projetos das “Series de desenvolvimento profissional”. Cabe destacar que ainda que não exista um formato único de propostas, se recomenda seguir a guia informativa, descrita na sessão 3 deste documento (“Informação Requerida para a proposta de patrocínio”). Junto a isto, a proposta que se realiza deveria tomar em conta em conta os seguintes aspectos:
2.1 Duração
- Com o fim de que os participantes dos cursos e talheres possam reproduzir ditos conceitos em suas instituições, o curso deverá ter uma duração que permita assimilar adequadamente os temas permitindo a transferência de tecnologia e conhecimentos com sucesso. A duração sugerida destes cursos é de um mínimo de 40 horas distribuídas durante uma semana.
2.2 Promoção
- Envio de cartas convite e folhetos (eletrônicos e impressos), assim como confirmar participantes.
- Preparar, redação e envio de notas a imprensa para promover o evento
- Difusão impressa ou eletrônica do evento
2.3 Logística
- Desenho de Pagina Web com informação especifica do evento e portal de registro
- Assegurar o espaço e equipamento (PCs, etc.) necessários para realizar a conferencia, assim como laboratório para as práticas quando seja requerido
- Realizar os acertos necessários para o transporte local, hospedagem e alimentação dos participantes
- Incluir dois pacotes promocionais para participantes ou pessoal do ISTEC. Em caso de haver algum patrocinador industrial, por favor incluir dois pacotes promocionais adicionais para dita empresa ou organização
- Elaboração e distribuição de certificados de participação
2.4 Temática
- Sinais e Sistemas: Processamento de sinais digitais, aplicações de processamento digital de sinais, processamento digital de imagens e aplicações do processamento digital de imagens.
- Processadores: Introdução a programação lógica, VHDL avançado, arquitetura de processadores e sintesis de alogaritimos de DSP em dispositivos lógicos programáveis, processadores digitais de sinais. No momento no se inclui o ASICs devido a situação atual desta tecnologia na América Latina.
- Automação: Automação de processos industriais, tempo real, sistemas inteligentes, redes industriais, controle de motores.
- Telecomunicação: Comunicação digital, tecnologias de acesso de banda larga, comunicações wireless.
- Outros temas relevantes considerados pela universidade anfitriã e/ou ISTEC
[Indice]
3. Informação requerida para a proposta de patrocínio
A instituição anfitriã devera preparar uma proposta contendo no mínimo a informação descrita nesta sessão. Esta informação é vital para poder avaliar o alcance e benefícios da realização deste evento na região
IMPORTANTE: É obrigatório que cada proposta submetida tenha um sumário executivo (Executive Summary) em inglês, não maior que uma página.
3.1 Informação de Contato
- Faculdade organizadora do evento
- Pessoal de contato para a realização deste talher
- Quem será o responsável principal ( por favor submeter os nomes, telefones, e-mail, websites, etc.)
3.2 Informação Geral do Evento
- Nombre del curso/taller
- Sumario Ejecutivo conteniendo las Metas, Objetivos y Herramientas de desarrollo que se piensan implementar en el laboratorio
- Fechas Importantes (incluir dos semanas tentativas para la realización del evento)
3.3 Alcance/Impacto del evento propuesto:
- Favor descreva como seu programa, estudantes e professores se beneficiam do seu talher
- Qual o impacto deste evento na comunidade local e regional
- Impacto deste evento dentro da comunidade do ISTEC
- Tipo de software e ou tarjetas de desenvolvimento com as que se planeja ensinar o talher (especificar custo estimado e companhia que as produzem)
3.4 Logistica do Evento:
- Opções para transporte, hospedagem e alimentação para os participantes?
- Onde esta planejado realizar as sessões teóricas e praticas do talher?
- Quantos voluntários estarão colaborando com o evento?
- Coffee-Break para os participantes?
- Material de instrução?
- Qual é a capacidade máxima de participantes do talher?
- O material disponível para cada participantes?
- Se tem planejada alguma viagem turística dentro da cidade?
- Em caso de uma emergência de saúde em algum dos participantes durante a realização do evento, qual o procedimento a ser seguido? Quem será a pessoa de contato responsável?
3.5 Promoção do evento:
- Como se disseminará a informação do evento no âmbito local – estatal – regional?
- Onde se fará propaganda do evento dentro da universidade? (pagina principal dentro da instituição, faculdade ou departamento?)
3.6 Informação financiera do evento:
- Custo aproximado do evento por participantes (o que inclui este custo?)
- Qual é o preço de desconto para os participantes provenientes de instituições participantes do ISTEC?
- Você está buscando patrocínio externo para cobrir parte dos custos?
- Como se levará a cabo o processo de inscrição e forma e pagamento proposta?
- Favor incluir informação sobre os sistemas disponíveis
3.7 Informação adicional de importancia
- Numero de estudantes que realizam este tipo de cursos por semestre-ano?
[Indice]
[ Español ] [ Portuges ] |